Uso de nova tecnologia faz Ocyan melhorar qualidade nas operações de sua sonda

FONTE PETRONOTÍCIAS – Matéria publicada em 03 de dezembro de 2020

A Ocyan inova utilizando tecnologias.

Para oferecer um serviço de operação offshore mais moderno e otimizado, a companhia iniciou a implementação do Rig View 360º em uma de suas sondas. A primeira delas a contar com o novo sistema é a Norbe VIII. Essa seria a primeira sonda de perfuração de águas ultra profundas no país a possuir uma ferramenta baseada no conceito do “Google Street View”, capaz de proporcionar uma navegação virtual e à distância por toda a área interna da embarcação. O Rig View viabiliza o ‘embarque’ virtual na unidade sem que os integrantes da Ocyan tenham de enfrentar todo o processo logístico de embarque, incluindo treinamentos mandatórios requeridos e riscos associados à exposição ao ambiente industrial offshore.

Fernanda Terra, integrante da equipe de operações que coordenou o trabalho de mapeamento desde seu início, disse: “Identificamos que esse mecanismo seria útil e nos traria resultados excelentes ao dispensar deslocamentos desnecessários. Quando acessamos o sistema, conseguimos identificar várias situações à distância. O tour virtual se mostrou vantajoso e com múltiplas aplicações. Todo o processo levou seis meses para ser concluído e foi conduzido por uma equipe interna da Ocyan em parceria com a staturp Media Glass.

Para Fillipe Eduardo Silva, assistente do gerente da sonda, o principal desafio do projeto era a utilização de uma tecnologia já existente, que fosse aplicável e exequível no ambiente de sonda de perfuração em plena operação. O sistema também deveria trazer ganho de eficiência para o negócio e ter baixo custo para implementação: “Apesar de ser uma tecnologia relativamente consagrada no uso cotidiano, e já explorada em ambientes de negócios comerciais e industriais, não há muitas opções já desenvolvidas para a especificidade de um navio de perfuração. Precisávamos explorar uma ferramenta realmente útil, que trouxesse benefícios reais, bem além de uma surpreendente. Uma visita virtual.

A Ocyan conta com cinco sondas de perfuração, todas contratadas, e opera esses ativos com tripulação própria offshore, além de manter a bordo representantes do cliente e de suas fornecedoras terceirizadas. A empresa utiliza ainda todo um contingente técnico e operacional alocado em terra, a centenas de quilômetros de distância das embarcações, onde ocorrem as operações nos poços. “A ideia do Rig View 360º surgiu a partir de uma consulta solicitada pelo cliente, só possível de ser esclarecida em campo. O deslocamento de uma pessoa para verificar a área da embarcação poderia ser evitado se existisse uma ferramenta de consulta realista, confiável e que possibilitasse uma noção espacial mais sensitiva que fotos em 2D”, explica Rodrigo Chamusca Machado, responsável por Tecnologia e Inovação na Unidade de Negócios de Perfuração da Ocyan.

Entre as vantagens do novo sistema estão o auxílio no planejamento de intervenções a bordo, suporte à equipe de engenharia em projetos de modificação, integração com os novos sistemas de inovação e auxílio em investigações.

Além disso, a utilização da ferramenta poderá reduzir o número de embarques na sonda. “Hoje, 85% de toda a instalação foi coberta pelo trabalho e as imagens estão disponíveis para Ocyan. Além de visualizar, é possível retirar medidas de um determinado espaço. No futuro, como continuidade do projeto, será possível complementar os 15% restantes ou atualizar alguma área que eventualmente seja modificada. Ainda estamos avançando para permitir a integração de especificações de equipamentos com o Rig View, que permitirá consultas técnicas de vários sistemas da embarcação utilizando a ferramenta”, finaliza Chamusca.

 

Os comentários estão encerrados.

%d blogueiros gostam disto: