Roda de conversas movimenta Casa Brasil

FONTE MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE – 16 de agosto de 2016

Foto: Tião Santos: reciclagem inclusiva. Gilberto Soares/MMA

Programação do MMA nas Olimpíadas reúne personalidades da sociedade civil para debater questões como florestas, reciclagem e sustentabilidade.

LETÍCIA VERDI

O Ministério do Meio Ambiente vai movimentar a Casa Brasil, no Rio de Janeiro, durante os últimos dias da Olimpíada 2016. A Casa é um espaço dedicado à divulgação do país e está localizada no Píer Mauá, região portuária revitalizada no centro da cidade. Projetada para ser vitrine durante os jogos olímpicos, receberá nesta quinta (18) e sexta-feira (19) os Diálogos Brasil Sustentável. A ideia é apresentar temas relacionados ao meio ambiente de forma leve, dinâmica e inspiradora.

Convidados especiais, como Tião Santos, representante dos catadores de materiais recicláveis e personagem do filme de Vik Muniz, Lixo Extraordinário, e Boris Petrovic, do Instituto de Tecnologias Sustentáveis NikolaTesla, participam dos Diálogos. Na ocasião, Petrovic fará demonstração com um protótipo de produção de energia alternativa.

Destaque da programação é o lançamento da campanha pela criação do Santuário das Baleias do Atlântico Sul, ação do Brasil com outros quatro países: África do Sul, Argentina, Gabão e Uruguai. A ideia é sensibilizar e mobilizar a sociedade em favor da aprovação da área de conservação das grandes espécies de cetáceos (mamíferos marinhos) que habitam o oceano Atlântico.A proposta já passou por comitê científico e será apreciada, em setembro, em plenária da Comissão Internacional Baleeira (CIB), na Eslovênia. O lançamento será na quinta-feira (18), às 17h, com presença do ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho.

Ao todo serão seis debates sobre temas como florestas, sociobiodiversidade e gastronomia, espécies ameaçadas de extinção, reciclagem, energia, mulheres e sustentabilidade. Está prevista a presença do ministro Sarney Filho em duas mesas: Mulheres e Sustentabilidade (dia 19, às 10h), e Cidades Sustentáveis, Clima e Energia (dia 19, às 16h30).

Os Diálogos são abertos ao público, com capacidade máxima de 200 pessoas por horário.

EXPOSIÇÕES

No dia 19, às 10 horas, na Casa Brasil, será aberta a Feira Povos e Biodiversidade do Brasil, com expositores de produtos da sociobiodiversidade, em homenagem aos povos e comunidades tradicionais brasileiros. A feira segue até as 20h do dia 20, sábado. Porém, no Jardim Botânico do Rio, de 18 a 21 de agosto, das 8h às 17h, também será possível conhecer uma parte da feira.

Uma exposição diferente, que explora os cinco sentidos para falar das ameaças ao meio ambiente, abrirá no dia 18, quinta-feira, no Museu do Meio Ambiente (Jardim Botânico do Rio). Chama-se Outras Vidas e mostra a beleza natural da flora e da fauna de quatro biomas brasileiros, ameaçada pela ação antrópica.

Confira a programação do MMA na Casa Brasil
SERVIÇO
Diálogos Brasil Sustentável

Local: Casa Brasil (Píer Mauá, Polo do Amanhã, Auditório do Armazém 2). Endereço: Avenida Rodrigues Alves, nº 10, Centro, Rio de Janeiro. Aberto ao público. Capacidade máxima do auditório: 200 pessoas.
Assessoria de Comunicação Social (Ascom/MMA): (61) 2028-1227

 

Os comentários estão encerrados.

%d blogueiros gostam disto: