Programas monitoram o controle ambiental no Porto de Cabedelo

FONTE PORTOS E NAVIOS – Matéria publicada em 01 de novembro de 2016

A Companhia Docas da Paraíba, sociedade de economia mista que administra o Porto de Cabedelo, dispõe de uma equipe técnica especialista em Meio Ambiente.] e profissionais atuam diariamente para que haja o devido controle ambiental em toda aérea portuária.

Diversos programas são desenvolvidos nesse campo sob a supervisão da presidente da Companhia Docas da Paraíba, Gilmara Temóteo.

O técnico em Meio Ambiente Luzielson Pereira explica que todos os dias são realizadas vistorias no cais do porto para o controle da fauna sinantrópica nociva, que interfere negativamente na população humana, que pode causar eventuais prejuízos econômicos, ambientais ou põe em risco a saúde pública.

A fim de garantir melhores condições de saúde aos trabalhadores e comunidade de entorno, é feito o controle de roedores, insetos e aracnídeos na área portuária.

No Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) é feita a coleta seletiva. Parte dos resíduos é doada para a Associação dos Catadores de Reciclagem de Cabedelo.

“A associação envolve hoje 83 famílias que vivem da reciclagem, então esta é uma ação sócio-ambiental que o porto tem com essas pessoas”, avalia o técnico Luzielson.

Há ainda outros programas ambientais como o monitoramento da qualidade da água; o Plano de Emergência Individual que trata sobre possíveis acidentes ambientais que podem ocorrer no cais do porto durante as operações.

A equipe também controla, através de norma, para que navios não lancem água enquanto estiverem atracados no cais.

O porto também está inserido no Plano Nacional de Controle da Dengue e Programa de Monitoramento do Cólera.

 

FONTE: Secom/PB

Os comentários estão encerrados.

%d blogueiros gostam disto: