Catalisador industrial Umicore reduz até 95% dos gases tóxicos

FONTE TN PETRÓLEO – Matéria publicada em 19 de agosto de 2020

A Umicore, empresa especialista em tecnologias para redução de emissões tóxicas, desenvolve tecnologias de catalisadores industriais, cuja missão é reduzir a quantidade de gases poluentes lançados ao meio ambiente pelas fábricas.

Em processos industriais, estes catalisadores abatem as emissões de VOC (Compostos Orgânicos Voláteis), CO (Monóxido de Carbono), HC (Hidrocarbonetos) e NOx (Óxidos de Nitrogênio).

“Nossa missão é melhorar a qualidade do ar que respiramos. Além das fontes móveis, como veículos automotivos, também estamos trabalhando para redução das emissões das fontes fixas. Os catalisadores industriais são sistemas desenvolvidos para a redução da poluição industrial em até 95%, garantindo uma melhor qualidade do ar tanto para o meio ambiente quanto para a vida da população”, afirma Almir José Ribeiro, gerente de Negócios e especialista em tecnologias para redução de emissões em fontes fixas.

O funcionamento do catalisador industrial é semelhante ao automotivo. O NOx (Óxido de Nitrogênio) gerado pela queima dos combustíveis é convertido em gases inofensivos à saúde. Os elementos mais usados e recomendados para este tipo de aplicação são Vanádio e Tungstênio, pois trabalham de forma mais eficaz nas faixas de temperatura normalmente utilizadas pela indústria.

Entre as aplicações, os catalisadores industriais podem ser instalados em caldeiras (tamanho pequeno, médio ou grande), fornos, unidades de craqueamentos, termoelétricas (óleo, gás e carvão), e também na geração de energia utilizando outros tipos de combustíveis, como diesel, óleo pesado, gás natural e biomassa.

Destaque ainda que as empresas que se utilizam desta tecnologia estão em conformidade com a nova Resolução do CONAMA 491 / 2018.

Fonte: Redação TN Petróleo/Assessoria

Os comentários estão encerrados.

%d blogueiros gostam disto: