LÍBANO ABRE LICITAÇÃO PARA EXPLORAÇÃO DE ÓLEO E GÁS EM SUA COSTA

FONTE PETRONOTÍCIAS – Matéria publicada em 26 de janeiro de 2017

Depois de um atraso de três anos, o Líbano relançou sua primeira rodada de licenciamento de exploração e produção de petróleo e gás para dar início ao desenvolvimento de uma indústria de hidrocarbonetos paralisada por paralisia política nacional.

Foram abertos cinco blocos offshore  para licitação. O Líbano, juntamente com Chipre, Israel e Egito, situa-se na bacia do Levante, no Mediterrâneo Oriental, onde novos campos de gás foram descobertos desde 2009. Em 2013, 46 empresas qualificadas para participar em licitações para leilões de petróleo e gás no Líbano, 12 delas como operadores, incluindo Chevron, Total e ExxonMobil.

O anúncio foi feito pelo ministro da Energia e Água Cesar Abou Khalil.  disse em uma coletiva de imprensa, que  disse que essas empresas permanecerão qualificadas para concorrer em uma segunda rodada de pré-qualificação que será realizada entre 2 de fevereiro e 31 de março. As empresas qualificadas serão anunciadas em 13 de abril, disse ele. As empresas pré-qualificadas apresentarão suas propostas em 15 de setembro à Administração Libanesa de Petróleo, onde serão avaliadas por antes de serem passadas para o ministro da energia e depois para o gabinete, para aprovação final.

Três dos cinco blocos foram abertos para licitação em águas  perto da  fronteira israelense. O Líbano considera Israel um estado inimigo e tem uma disputa de fronteira marítima não resolvida com ele sobre uma área de mar contida em um dos blocos. Abou Khalil disse que a escolha dos blocos oferecidos na primeira rodada de licenciamento foi ditada pela probabilidade de encontrar quantidades exploráveis de petróleo e gás e pela necessidade de proteger os recursos do Líbano ao longo de sua fronteira.

Os comentários estão encerrados.

%d blogueiros gostam disto: