Depois das tensões com Chipre e Grécia pela exploração no Mediterrâneo, Turquia anuncia campo de gás no Mar Negro

FONTE PETRONOTÍCIAS – Matéria publicada em 21 de agosto de 2020

Depois de toda confusão com a Grécia e o Chipre na exploração de petróleo e gás no Mar Mediterrâneo, o presidente turco Recep Erdogan anunciou hoje (21) que a Turquia descobriu o maior campo de gás natural de sua história, contendo 320 bilhões de metros cúbicos de gás no Mar Negro, e que novas descobertas podem ser realizadas.

O país está trabalhando no desenvolvimento de recursos de óleo e gás. A expectativa turca é que esta descoberta reduza a dependência da Rússia, Irã e Azerbaijão.  “A Turquia fez a maior descoberta de gás natural de sua história no Mar Negro. Essa reserva na verdade é parte de uma fonte muito maior. Muito mais virá. Como país que dependeu do exterior para seu gás por muitos anos, aguardamos o futuro com mais segurança, agora. Não vamos parar até que nos tornemos exportadores de energia”, disse o Presidente Erdogan.

Foi o navio de prospecção Fatih que fez a descoberta a 160 quilômetros ao norte da costa turca, no oeste do Mar Negro. Todos os testes e trabalhos de engenharia foram concluídos.

As importações de energia pela Turquia atingiram a maca de US$ 41 bilhões em 2019. Qualquer melhoria, irá representar uma boa economia. nas finanças do governo e aliviar o déficit do país. A Turquia vem explorando o Mar Negro e o Mediterrâneo, em busca de hidrocarbonetos. No Mediterrâneo, suas operações de prospecção em águas disputadas atraíram protestos do Chipre e da Grécia.

 

 

Os comentários estão encerrados.

%d blogueiros gostam disto: