China recebe o seu primeiro navio com capacidade de transportar combustível nuclear já utilizado

FONTE PETRONOTÍCIAS – Matéria publicada em 11 de dezembro de 2020

O primeiro navio chines para o transporte de combustível nuclear usado foi entregue à China National Nuclear Corporation (CNNC).

A embarcação de casco duplo produzida de forma independente atende aos padrões INF-3 (combustível nuclear irradiado classe 3) definidos pela Organização Marítima Internacional. A construção do Xin An Ji Xiang começou em 25 de setembro de 2019 e foi lançado em 15 de junho deste ano. Ele concluiu os testes de mar em 26 de novembro. Uma cerimônia foi realizada para marcar a entrega da embarcação do fabricante ao CNNC.

O navio possui casco duplo, com várias anteparas transversais estanques e estruturas reforçadas para impactos laterais. É movido por motores principais duplos, hélices duplas, motores de direção dupla e tem cabines duplas independentes. Para proteção contra radiação, o projeto do navio combina concreto pesado, polietileno e blindagem de água doce. Também é equipado com um sistema de resfriamento independente de grande capacidade para os porões de carga, um sistema de comunicação composto multicanal e um sistema avançado de detecção de intrusão e segurança.

Em um comunicado, a CNNC disse que “O navio servirá para o transporte de combustível usado nas usinas nucleares da China, contribuirá para a segurança do transporte de combustível usado e servirá para o desenvolvimento da energia nuclear e consolidará ainda mais a capacidade da China de garantir o transporte de combustível usado. A China se tornou um dos poucos países com essa tecnologia e capacidade.” A classe INF3 é o mais alto nível de segurança do mundo para o transporte de materiais radioativos e permite que essas embarcações transportem combustível nuclear usado, resíduos de alto nível e plutônio, sem limite na radioatividade agregada máxima dos materiais transportados.

 

 

Os comentários estão encerrados.

AllEscort