Washington não acredita que Coreia do Norte possa lançar míssil nuclear

FONTE: NE10

Os Estados Unidos “não acreditam” que a Coreia do Norte tenha a capacidade de lançar um míssil nuclear, declarou nesta quinta-feira (11) um alto responsável americano à AFP, após um funcionário da Inteligência afirmar o contrário.

“Os norte-coreanos jamais demonstraram esta capacidade e não pensamos que sejam capazes disto atualmente”, disse o responsável.

O Pentágono comentou a declaração afirmando ser “inexata” a conclusão de que o regime norte-coreano desenvolveu, testou ou demonstrou as “capacidades nucleares citadas”.

A agência de espionagem militar dos Estados Unidos revelou mais cedo sua crença de que a Coreia do Norte tem a capacidade de carregar uma ogiva nuclear em um míssil balístico, destacando que o armamento não seria confiável.

A Agência de Inteligência da Defesa (DIA) “considera, com confiança moderada, que o Norte atualmente tem armas nucleares que podem ser carregadas em mísseis balísticos”, disse o representante republicano do Colorado Doug Lamborn, citando um relatório.

“Contudo, sua confiabilidade seria baixa”.

Agências de inteligência americanas se recusaram a fazer comentários, mas não emitiram qualquer comunicado contradizendo a versão do representante.

Em meio a tensões crescentes na península coreana, oficiais de inteligência em Seul afirmam que Pyongyang tem dois mísseis de médio alcance para lançamento iminente em sua costa leste.

Os Estados Unidos, juntamente com seus aliados Coreia do Sul e Japão, impulsionaram defesas antimísseis na região, com navios equipados com armamento antimísseis, um radar flutuante e interceptores no arquipélago de Guam.

Comandantes americanos afirmam que suas forças estariam prontas para derrubar um míssil norte-coreano em caso de ameaça à Coreia do Sul, ao Japão ou a bases americanas em Guam.

Fonte: AFP

 

Os comentários estão encerrados.

AllEscort