Royaltie é caminho irreversível contra pobreza,diz Dilma

FONTE: REVISTA ISTO É

Por Renan Carreira, Gustavo Porto e Beatriz Bulla

A presidente Dilma Rousseff classificou como “um dos momentos mais importante do País” a aprovação de parte dos royalties do petróleo para a educação. “O caminho irreversível para eliminar a pobreza é o caminho da educação, e a distribuição dos royalties para a educação é um compromisso com o futuro.”

A presidente lembrou que os recursos do petróleo são finitos e “a resposta que nós propusemos (investir na educação) é uma resposta que tem compromisso com o futuro do País”. Segundo ela, em alguns Estados, mais de 35% das crianças não sabem ler, escrever e fazer contas. “Nenhuma nação no mundo chegou a ser desenvolvida sem ter tanto no ensino médio quanto no fundamental dois turnos.”

Dilma ressaltou ainda a importância de mais investimentos no ensino técnico. “(Hoje) estamos trocando o pneu com o carro andando. Na Alemanha, para cada universitário, há dez técnicos com bons salários. Ela disse também que o Brasil ainda conta com poucos universitários. “Teremos de fazer um grande esforço, além do grande esforço que já foi feito, para ampliar o acesso à universidade no nosso País.”

A presidente deu as declarações durante cerimônia de assinatura do contrato para construção das plataformas P-75 e da P-77, no Polo Naval do Rio Grande, além da conclusão das obras da P-55. O evento estava previsto para a cidade litorânea, mas a assinatura do contrato foi transferida para Porto Alegre por causa do mau tempo.

Copyright © 2013 Agência Estado. Todos os direitos reservados.

Os comentários estão encerrados.

%d blogueiros gostam disto: