FONTE PETRONOTÍCIAS
Com um novo ativo em mãos, a Rosneft deu início a seus projetos de exploração na Bacia do Solimões.
A companhia russa firmou compromisso com a Agência Nacional do Petróleo (ANP) para perfurar ao menos sete novos poços na região até 2019, com foco na avaliação das descobertas de gás natural, e já lançou concorrência para contratar o primeiro levantamento sísmico desde que adquiriu a área da PetroRio, no ano passado. Aprovados recentemente pela agência, os planos de avaliação de descobertas estabelecem a perfuração de outros oito poços e a realização de testes com novas análises de reservas.
A expectativa é de que, com a aquisição de dados da bacia por meio da licitação, a petroleira aprofunde o conhecimento acerca das seis descobertas de gás natural na área. Além disso, o projeto busca definir as melhores áreas para iniciar a perfuração de poços. A empresa, que se tornou operadora única de 16 blocos de petróleo e gás na bacia, adquiriu os ativos em um acordo concluído no último mês de outubro por US$ 55 milhões.
Quando operava os ativos da região, a HRT – que viria a se tornar PetroRio – perfurou onze poços na Bacia do Solimões, dos quais oito apresentavam indícios da presença de gás. A companhia chegou a anunciar, em 2013, uma estimativa de produção de aproximadamente 4,5 milhões de m³ diários. A operação na área, no entanto, enfrenta dificuldades de monetização devido aos desafios para o aproveitamento e transporte do gás extraído.