Rio de Janeiro inaugura maior aquário marinho da América do Sul

FONTE PORTOS E NAVIOS – Matéria publicada em 01 de novembro de 2016

O Rio de Janeiro inaugurou, nesta segunda-feira (31), o maior aquário marinho da América do Sul. Localizado no Porto Maravilha, o AquaRio conta com um espaço de 26 mil metros quadrados, que abriga 4,5 milhões de litros de água salgada divididos em 28 tanques e reúne cerca de oito mil animais de 350 espécies.

O novo ponto turístico está localizado nas proximidades do Boulevard Olímpico, área revitalizada para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, que reúne outros atrativos como o Museu do Amanhã, Museu de Arte do Rio e o painel “Etnias”, de autoria do artista brasileiro Eduardo Kobra.

Entre as espécies exposta estão peixes da costa brasileira, do Caribe e do Indo-Pacífico, como tubarões, arraias, moreias e cavalos-marinhos entre outros. O maior tanque do local, batizado como ‘Recinto Oceânico’, tem 7 metros de profundidade e 500 m² de área, com uma grande arquibancada para visitantes.

O projeto reforça a continuação da revitalização da antiga zona portuário do Rio de Janeiro. O aquário ocupa o prédio da antiga Companhia Brasileira de Armazenamento Cibrazem.

O empreendimento é resultado de um investimento de R$ 130 milhões feito pela iniciativa privada, e sua gestão é de responsabilidade do Instituto Museu Aquário Marinho do Rio de Janeiro (Imam). A expectativa é de que o local, que será aberto oficialmente para o público em 9 de novembro, receba, em média, de 4 e 5 mil visitantes por dia.

Boulevard Olímpico

A área revitalizada de 3 quilômetros compreende as praças XV e Mauá; centos culturais; museus, entre eles o MAR (Museu de Arte do Rio) e Museu do Amanhã; a Cidade do Samba e galpões multiuso do antigo Porto do Rio. A região conta ainda um moderno sistema de Veículos Leves sobre Trilhos (VLT) para auxiliar a mobilidade de turistas e moradores da cidade.

 

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério do Turismo

Os comentários estão encerrados.

%d blogueiros gostam disto: