Reservas do pré-sal podem chegar a 35 bi boe, diz MME

FONTE: REUTERS

RIO DE JANEIRO, 12 Mar (Reuters) – As reservas recuperáveis do pré-sal brasileiro podem chegar a 35 bilhões de barris de óleo equivalente (boe), disse nesta terça-feira um representante do Ministério de Minas e Energia.

“As descobertas do pré-sal já avaliadas sugerem que temos um volume de óleo recuperável que é mais que duas vezes as reservas provadas brasileiras. Ou seja, podemos triplicar nossas reservas apenas com os volumes já avaliados”, disse o secretário de Petróleo e Gás do Ministério de Minas e Energia, Marco Antônio Martins Almeida, durante um fórum sobre o setor de petróleo, no Rio de Janeiro.

O secretário disse ainda que o primeiro leilão de áreas para exploração de gás não convencional, também conhecido como gás de xisto, deve ocorrer em 30 e 31 de outubro.

No final de fevereiro o ministro Edison Lobão já havia confirmado a antecipação desta rodada, que inicialmente estava prevista para dezembro.

O Brasil detém reservas de gás não convencional, mas ainda não as explora com intensidade.

Almeida afirmou também que o primeiro leilão de áreas do pré-sal sob o novo regime, o de partilha da produção, que garante uma fatia maior de ganhos ao Estado, deve ocorrer em 28 de novembro.

(Por Rodrigo Viga Gaier, Texto de Gustavo Bonato)

 

Os comentários estão encerrados.

AllEscort