Porto do Itaqui deve ter investimentos R$6,3 bi em 20 anos

FONTE: REUTERS

SÃO PAULO, 4 Abr (Reuters) – A Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), que administra o Porto do Itaqui, planeja investir 6,3 bilhões de reais na expansão do porto nos próximos 20 anos, e ampliar a movimentação de carga em dez vezes no período.

Localizado em São Luis do Maranhão, o porto movimentou 15,7 milhões de toneladas de produtos em 2012, e espera tirar proveito da localização mais próxima a mercados como Europa e Estados Unidos para aumentar a movimentação

“Estamos com uma média de crescimento de 10 por cento na movimentação de carga (por ano) e nós pretendemos chegar até 2030 em 150 milhões de toneladas”, afirmou Luiz Carlos Fossati, presidente da Emap, que administra o porto há 11 anos, em entrevista por telefone.

A empresa estima investir 1,4 bilhão de reais até 2016.

O porto já atraiu empresas como a fabricante de celulose Suzano, que espera inaugurar no fim do ano sua fábrica em Imperatriz.

Daniel Vinent, diretor de planejamento e desenvolvimento da Emap, disse que a empresa também deve inaugurar neste ano um novo berço para que navios atraquem, diminuindo filas.

“Hoje operamos com sete berços de atracação e nos preparamos para entregar o oitavo no fim do ano. Essa disponibilidade de berços é a resposta para administrar a fila de navios em tempo compatível”, afirmou, em entrevista por telefone. (Por Roberta Vilas Boas)

Os comentários estão encerrados.

AllEscort