PETROBRÁS IRÁ RECEBER OFERTAS POR GASODUTOS DO SUDESTE NA PRÓXIMA SEMANA

FONTE PETRONOTÍCIAS

Gasodutos

A privatização da malha brasileira de gasodutos já começa a se concretizar com os desinvestimentos da Petrobrás.

Após a divisão da Transportadora Associada de Gás (TAG) em duas subsidiárias, a estatal receberá na semana que vem as ofertas para aquisição da Nova Transportadora do Sudeste (NTS), com expectativa de valores na casa dos US$ 6 bilhões. Ao menos três empresas irão disputar o ativo, que será responsável por toda a malha de gasodutos da empresa na região Sudeste.

As propostas serão entregues na próxima terça-feira (1). Segundo reportagem do Valor, as companhias mais cotadas para a disputa são a canadense Brookfield e um possível consórcio entre o Canadian Pension Plan Investment Board (CPPIB) e o grupo Engie, antiga GDF Suez. Também deve brigar pelo ativo uma subsidiária da chinesa CNPC.

Após o recebimento das ofertas, a Petrobrás terá cerca de um mês para avaliar a melhor opção de venda. Quando for tomada a decisão, terá início uma checagem nas contas da empresa vencedora do processo, que deverá efetuar o pagamento em dinheiro. Além disso, caberá à estatal definir a tarifa de transporte da NTS e submeter o acordo completo à aprovação da Agência Nacional do Petróleo (ANP).

Assim como a Nova Transportadora do Nordeste (NTN), a NTS teve origem na divisão da TAG, feita no ano passado pela Petrobrás. Com a cisão, a malha do sudeste ficou com um total de 2,5 mil km de extensão. A subsidiária nordestina ainda não tem data para ser negociada.

 

Os comentários estão encerrados.

AllEscort