Petrobras inicia Sistema de Produção Antecipada na Bacia de Santos

FONTE MACAE OFFSHORE

Bacia

Objetivo é coletar informações técnicas sobre o comportamento dos reservatórios e escoamento do petróleo nas linhas submarinas.

Rio de Janeiro (RJ) – A Petrobras informou em comunicado que iniciou o Sistema de Produção Antecipada de Sépia, antiga área de Nordeste de Tupi, no pré-sal da Bacia de Santos. A operação foi realizada com o navio-plataforma FPSO Cidade de São Vicente, cuja produção será de cerca de 20 mil barris de óleo por dia durante o período do teste.

Instalada em águas onde a profundidade é de aproximadamente 2.200 metros, essa plataforma foi conectada ao poço 1-RJS-691 e permanecerá no local por um período de 180 dias.  É o quarto Sistema de Produção Antecipada realizado na área de Cessão Onerosa da Bacia de Santos. O óleo produzido é de boa qualidade (26º API) e será escoado por meio de navios aliviadores.

O Sistema de Produção Antecipada de Sépia tem como objetivo coletar informações técnicas sobre o comportamento dos reservatórios e escoamento do petróleo nas linhas submarinas, entre outros dados. Essas informações darão suporte ao desenvolvimento do sistema definitivo de produção, previsto para entrar em operação na área em 2020.

Localizado a cerca de 185 quilômetros da costa do Rio de Janeiro, o campo de Sépia teve sua declaração de comercialidade anunciada pela Petrobras em setembro de 2014.

Da Redação

Os comentários estão encerrados.

AllEscort