PETROBRÁS ESTUDA PRODUZIR GÁS NATURAL A PARTIR DE RESERVAS DE HIDRATOS NA COSTA BRASILEIRA

FONTE PETRONOTÍCIAS

Plataforma

O desenvolvimento de novos campos para produção de gás nos próximos anos está no planejamento da Petrobrás, que já avalia novas áreas a serem exploradas na costa brasileira.

A estatal vem dando início à avaliação de acumulações de hidratos de gás em diversas áreas do litoral, em projeto firmado em novembro de 2015 com a Jogmec – Companhia Japonesa de Óleo, Gás e Metais. A parceria, que estabelece a cooperação tecnológica para testes de produção de gás offshore, tem como objetivo traçar planos para a exploração e produção de óleo e gás em depósitos não convencionais, incluindo gás de xisto e hidratos de gás.

Com a cooperação técnica, a estatal busca desenvolver novas tecnologias a serem aplicadas nas bacias de Pelotas e Foz do Amazonas. A Jogmec vem se especializando no desenvolvimento de equipamentos para extrair gás natural dos hidratos, que são foram descobertos em acumulações nas duas áreas.

A produção do gás poderá ser direcionada aos mercados locais ou transportada para outras regiões como gás natural liquefeito (GNL). A exploração dos hidratos de metano, no entanto, ainda não foi desenvolvida no mundo a ponto de ser produzida em volumes comercializáveis., devido à dificuldade técnica de garantir o escoamento e a estabilidade do processo produtivo.

Os comentários estão encerrados.

AllEscort