Petrobrás começa a produzir novo padrão de gasolina com maior octanagem

FONTE PETRONOTÍCIAS – Matéria publicada em 29 de julho de 2020

A Petrobrás anunciou na manhã de hoje (29) que já começou a produzir um novo padrão de gasolina que será obrigatório no Brasil a partir de 2022.

A estatal disse que decidiu se antecipar e toda a gasolina comum produzida em suas refinarias já tem essa nova especificação, com maior octanagem.

O novo padrão de gasolina previsto para 2022 foi determinado por nova regulamentação da Agência Nacional do Petróleo (ANP). A mudança será feita por etapas. A primeira começa na próxima segunda-feira (3) e orienta que o produto deverá ter uma massa específica (densidade) mínima de 715 kg/m³ e octanagem de 92 pela metodologia de RON (Research Octane Number).

A segunda fase só começaria em 2022, quando a octanagem mínima pela metodologia RON passaria de 92 para 93. A Petrobrás, contudo, disse que toda a gasolina comum produzida em suas refinarias já possuem a octanagem RON 93.

Além disso, o combustível também já está com maior densidade, o que segundo a Petrobrás, resulta em redução no consumo de gasolina por quilômetro rodado de 5%, em média, dependendo das características de cada motor. A estatal diz ainda que esse ganho de 5% pode compensar um eventual aumento no preço da gasolina, já que o motorista poderia rodar mais quilômetros por litro.

Ajustamos nossos processos de refino e estamos prontos para antecipar o padrão de qualidade previsto para 2022. Desta forma, garantimos a qualidade superior da gasolina produzida nas refinarias da Petrobrás”, comentou a diretora de Refino e Gás Natural da companhia, Anelise Lara.

 

Os comentários estão encerrados.

%d blogueiros gostam disto: