Norueguesas apostam no mercado brasileiro

A Eltorque avalia a possibilidade de se estabelecer no país, acompanhando o bom momento da indústria naval brasileira, para o qual já vem disponibilizando soluções. Fornecedora de atuadores elétricos e sistemas de controle de fluxo para a indústria naval e offshore mundial, a empresa tem planos específicos para o país a partir de 2013. “Estamos atentos às oportunidades e também à legislação de conteúdo local”, afirma o diretor executivo, Brynjar Balstad, sem detalhar quais são as ações que pretende desenvolver. As soluções da Eltorque já estão presentes no CBO Atlântico e CBO, navios de apoio do grupo Aliança, que são projetos da também norueguesa Ulstein.

A STX OSV Electro também vem buscando oportunidades no mercado local. Segundo Eduardo Melo, diretor de automação, a empresa do grupo STX, que tem uma ampla linha de soluções elétricas e pacotes completos de para o setor naval e offshore, vai fornecer equipamentos elétricos para uma embarcação que será construída no novo estaleiro do grupo, em implantação no polo de Suape (PE).

Já a Tamrotor Marine Compressors AS, TMC, vem sendo representada no Brasil pela Vision Marine. “Nós esperamos aumentar consideravelmente a nossa atuação no país nos próximos dois ou três anos”, diz o diretor de gestão, Per A. Kjellin. A empresa é líder global na fabricação de compressores para o setor de óleo e gás e indústria naval e promove treinamentos para operação e instalação de seus equipamentos nas instalações da Vision Marine.

Para Helle Moen, diretora da Innovation Norway, existe muita similaridade entre o modelo de desenvolvimento do mercado naval e offshore brasileiro e o norueguês. Por isso, há uma tendência natural para a formação de parcerias e transferências de tecnologias, avalia.

Sobre a Innovation Norway – A Innovation Norway presta assistência às empresas norueguesas oferecendo serviços de promoção de imagem, capacitação, consultoria e rede de contatos, além de escritórios temporários na sua incubadora empresarial no Rio de Janeiro (RJ).

A Navalshore – Maior evento da indústria naval e offshore da América Latina, a Navalshore é considerada estratégica para a cadeia de produtos e serviços da indústria naval do Brasil. Mais de 350 empresas nacionais e internacionais – de países como Argentina, Japão, China, Espanha, Suécia, Coréia do Sul, EUA, Finlândia, Itália, Noruega, Canadá e Holanda – já confirmaram presença no evento, que chega, neste ano, à sua 9ª edição, que conta com o patrocínio da Transpetro. Os organizadores esperam mais de 15 mil visitantes qualificados em busca de novas tecnologias, melhores práticas e melhores condições comerciais.

Os comentários estão encerrados.

AllEscort