Navio Rômulo Almeida entra em operação

FONTE: PORTAL NAVAL

A Transpetro recebeu hoje (17), no Estaleiro Mauá, em Niterói, o navio de produtos Rômulo Almeida, a quarta embarcação do Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef) a entrar em operação. O Rômulo Almeida tem 183 metros de comprimento e 48 mil toneladas de porte bruto, com capacidade de transportar 56 milhões de litros de derivados de petróleo.

 347.4

Um dos marcos dessa entrega é o inédito comando de um navio da Marinha Mercante do Brasil por duas mulheres, a paraense Hildelene Bahia na função de comandante e a carioca Vanessa Cunha, que será a imediata, que tem a função de administrar o dia-a-dia do navio. “É uma grande responsabilidade e eu me sinto muito honrada de ter chegado a esse posto tão importante”, afirmou Vanessa. Já a comandante da embarcação disse estar enfrentando um grande desafio na sua carreira.

“O Promef é um programa vitorioso que está tirando a indústria naval brasileira da inércia. Depois de décadas de crise, os estaleiros brasileiros estão novamente entrando em ritmo de linha de produção”, ressaltou o presidente da Transpetro, Sérgio Machado. Para o presidente do Sinaval, Ariovaldo Rocha, o Rômulo Almeida é mais uma prova da competência da indústria naval brasileira.

Os navios de produtos Celso Furtado e Sérgio Buarque de Holanda e o petroleiro João Cândido são as embarcações do Promef já entregues à Transpetro. Três outros navios, o petroleiro suezmax Zumbi dos Palmares, o navio de produtos José Alencar e o panamax Anita Garibaldi foram lançados ao mar para os acabamentos finais. Segundo Sérgio Machado, o José Alencar será entregue até julho deste ano e o Anita Garibaldi no início de 2014.

Os comentários estão encerrados.

AllEscort