Ministro confirma Bacia do Parnaíba em leilão nacional de gás e óleo

FONTE: CIDADEVERDE.COM

O Piauí vai participar do primeiro leilão do Brasil para exploração de gás e óleo não convencional a partir do xisto, marcado pelo Ministério das Minas e Energia para ocorrer em outubro. O leilão foi antecipado em dois meses e deverá ocorrer em outubro.

O próprio ministro Edison Lobão confirmou que a bacia sedimentar do Parnaíba fará parte do leilão, ao lado de lotes em bacias sedimentares localizadas em Mato Grosso, Maranhão, Bahia, Paraná, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.

As informações foram apresentadas por Lobão durante o programa Bom Dia, Ministro, produzido pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, em parceria com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

O Piauí também vai participar de outro leilão, marcado para maio deste ano, que prevê a licitação de mais 200 blocos para exploração de petróleo e gás na bacia do Parnaíba.

De acordo com a Agência Nacional de Petróleo (ANP), o xisto betuminoso, como é conhecido, é uma rocha sedimentar, normalmente argilosa, muito rica em matéria orgânica. Quando submetido a temperaturas elevadas, libera óleo, água e gás, e deixa um resíduo sólido contendo carbono. O Brasil e os Estados Unidos são os países com as maiores reservas mundiais.

Da Redação

redacao@cidadeverde.com

Os comentários estão encerrados.

AllEscort