EUA apressa envio de segundo porta-aviões ao Oriente Médio

O “USS John Stennis” e seu grupo de navios chegará em breve ao Oriente Médio, quatro meses antes do previsto, para auxiliar o porta-aviões Abraham-Lincoln, atualmente no Mar da Arábia.

Os Estados Unidos tem um terceiro porta-aviões na zona, o Enterprise, exatamente no Golfo Pérsico.

Durante uma visita ao “John Stennis” em sua base no estado de Washington (Pacífico), Panetta garantiu que o rápido envio do porta-aviões atende a “numerosas ameaças no Oriente Médio”.

“Obviamente, o Irã é uma destas ameaças (…) e devemos nos assegurar de que estamos preparados para enfrentar qualquer coisa que possa emergir”, disse Panetta à imprensa.

“Em segundo lugar, há uma revolta na Síria, que obviamente estamos seguindo de perto também”.

O Irã já ameaçou, em diversas ocasiões, a fechar o estreito de Ormuz, por onde passa mais de 30% do tráfego marítimo de petróleo do planeta, diante da pressão internacional contra seu programa nuclear.

Na segunda-feira (20), o presidente americano, Barack Obama, ameaçou intervir militarmente na Síria caso o governo em Damasco utilize armas químicas contra os rebeldes.

Obama explicou que até agora não ordenou uma intervenção militar, mas alertou que os Estados Unidos estão “monitorando a situação cuidadosamente” e elaboraram diversos planos de contingência.

 

 

Os comentários estão encerrados.

AllEscort