“Há também um forte movimento de fornecedores brasileiros em busca de parcerias com empresas norueguesas que dominam tecnologias demandadas hoje pela Petrobras, principalmente em relação aos campos em áreas mais profundas e no pré-sal”, observa. Para Moen, o mercado brasileiro está cada vez mais atrativo. “Nossos esforços são para que as empresas estabeleçam raízes e saibam lidar com o perfil do setor no País, que mantém uma relação estratégica com a Noruega”, disse.
A Innovation Norway dá suporte a empresas daquele país que buscam algum tipo de suporte para desenvolver negócios no Brasil. Entre os serviços prestados estão a localização de representantes, disponibilização de informações de mercado e a articulação com agentes do setor de petróleo e gás. A agência participa do estande organizado pela Norwegian Maritime Exporters (NME) na Navalshore 2012, junto com as empresas Tamrotor Marine Compressors AS, Sperre AS, STX OSV Electro AS, Eltorque AS e Clayton Scandinavia.
Em setembro, na Rio Oil&Gas 2012, o pavilhão da Noruega, organizado pela Innovation Norway, terá 35 empresas além de atuar como ponto de apoio para as delegações de Stavanger e Bergen, cidades da Noruega que são importantes polos da indústria petrolífera.
Sobre a Innovation Norway – A Innovation Norway presta assistência às empresas norueguesas oferecendo serviços de promoção de imagem, capacitação, consultoria e rede de contatos, além de escritórios temporários na sua incubadora empresarial no Rio de Janeiro (RJ).
Perfil da Navalshore – Maior evento da indústria naval e offshore da América Latina, a Navalshore é considerada estratégica para a cadeia de produtos e serviços da indústria naval do Brasil. Mais de 350 empresas nacionais e internacionais – de países como Argentina, Japão, China, Espanha, Suécia, Coréia do Sul, EUA, Finlândia, Itália, Noruega, Canadá e Holanda – já confirmaram presença no evento, que chega, neste ano, à sua 9ª edição, que conta com o patrocínio da Transpetro. Os organizadores esperam mais de 15 mil visitantes qualificados em busca de novas tecnologias, melhores práticas e melhores condições comerciais.| Aline Rodrigues.