Correios debatem próxima quarta-feira (12) edital para uso da cabotagem

FONTE PORTOS E NAVIOS – Matéria publicada em 05 de agosto de 2020

Foto: Arquivo

Dérika Virgulino

De forma inédita, a empresa pretende usar a cabotagem para a entrega de livros didáticos no Norte e Nordeste do país.

Os Correios lançaram um edital, no último mês de junho, para a contratação do serviço de cabotagem destinado à entrega de livros didáticos para a região Norte e Nordeste do país. A empresa pretende distribuir 17,2 mil toneladas do material para o ano letivo de 2021. Será a primeira vez que os Correios utilizarão o modal para a entrega de encomendas. Para esclarecer detalhes do projeto, será realizada na próxima quarta-feira (12), uma videoconferência com a participação das empresas de navegação do país que sinalizaram interesse na licitação.

A proposta dos contratos é para a entrega de cinco lotes na região compreendida pelo Arco Norte e Nordeste do país. Os livros serão coletados nas editoras e embarcados no Porto de Santos, de lá, seguirão viagem de navio. Após chegarem aos centros de distribuição, serão encaminhados para as escolas públicas dessas regiões. Considerado um modal mais econômico e sustentável que o rodoviário, a empresa pretende, a partir dessa primeira experiência, expandir para a entrega de outros produtos futuramente.

Os Correios já tiveram uma primeira reunião, por videoconferência, com o Ministério da Infraestrutura e a Associação Brasileira dos Armadores de Cabotagem (Abac) para falar sobre o edital. Esta é a segunda vez que a empresa lança a proposta, porém, com algumas alterações nas cláusulas do edital a fim de torná-lo mais claro e mais atrativo aos armadores. O projeto terá início ainda este ano, com duração prevista até fevereiro de 2021, para o ciclo 2020/2021. A entrega de livros para o ano letivo costuma ocorrer entre o período que vai de julho a abril.

Esta também é a primeira vez que o modal marítimo será utilizado pela administração pública. O objetivo dos Correios é fomentar a cabotagem, por apresentar inúmeras vantagens frente a outros modais, como maior segurança, economia, além de ganhos ambientais significativos.

As empresas interessadas em participar da videoconferência devem se inscrever encaminhando nome e e-mail para: comunicacaodeped@correios.com.br. O prazo de inscrição vai até 11 de agosto, às 23h59.

Os comentários estão encerrados.

%d blogueiros gostam disto: