Aliança Navegação batiza novo porta-contêineres

FONTE: PORTAL NAVAL

JORNAL 558 - 5

Ascom Aliança e Logistica – 30/09/2013

No último dia 26, a Aliança Navegação e Logística batizou seu novo porta-contêineres Fernão de Magalhães, no Porto Chibatão, em Manaus. A embarcação é a segunda a ser batizada de uma série de 4 navios idênticos com capacidade para 3.800 TEUs e 500 tomadas para contêineres refrigerados. Todos os novos porta-contêineres entrarão no serviço de cabotagem da Aliança.

A madrinha do navio é Dionéia Thomas, esposa de Julian Thomas, diretor-superintendente da Aliança. O nome Fernão de Magalhães é uma homenagem ao navegador português (1480-1521) que liderou a primeira viagem marítima em torno da Terra. A viagem, que durou cerca de três anos, foi de encontro ao Atlântico Sul, passando pelo local que hoje é conhecido como Estreito de Magalhães e prosseguindo pelo Oceano Pacífico.

Investimentos

A Aliança Navegação e Logística está investindo R$ 450 milhões na renovação de sua frota de cabotagem. Todos os navios estarão agregados ao serviço até o final de 2013. O Fernão de Magalhães se unirá ao Sebastião Saboto e Pedro Álvares Cabral que já estão em operação.

Os navios foram especialmente projetados para navegação e operação na costa e portos brasileiros. São equipados com a mais moderna tecnologia para a segurança da tripulação e da carga, e também para a redução do consumo de combustível. Como resultado, possuem os menores índices de emissão de gases de efeito estufa por tonelada transportada, aumentando ainda mais os benefícios ambientais do modal em relação ao transporte rodoviário.

A Aliança disponibiliza três anéis na cabotagem. Com os novos navios, o serviço de cabotagem da Aliança contará com  uma moderna frota composta por 8  navios, oferecendo mais de 90 escalas mensais nos principais portos do Brasil e do Mercosul.

Fernão de Magalhães:

Capacidade – 52,065 tdw

Capacidade dos contêineres – 3.800 TEUs

Plugs para contêineres refrigerados – 500

Comprimento total – 228m

Comprimento entre perpendiculares – 217.5m

Largura – 37.3m

Calado máximo – 12.5m

Velocidade – 19.5 kn

Potência do motor principal – 22,890 kW

Os comentários estão encerrados.

%d blogueiros gostam disto: