Aliança batiza no Ceará navio porta-contêiner

FONTE: TECNOLOGISTICA

Américo Vespúcio tem capacidade para 3.800 TEUs e 500 tomadas para contêineres refrigerados

A Aliança Navegação e Logística batizou, dia 22 de outubro, no Porto de Pecém (CE), o porta-contêiner Américo Vespúcio.

A embarcação faz parte da renovação da frota de cabotagem da Aliança, composta por quatro navios idênticos com capacidade cada para 3.800 TEUs, 500 tomadas para contêineres refrigerados, 228 metros de comprimento total, 37,3 m de largura e calado máximo de 12,5 m. Além do navio batizado essa semana, a empresa já tem na navegação costeira o Sebastião Caboto, Fernão de Magalhães e o Pedro Álvares Cabral.

De acordo com o diretor-superintendente da Aliança, Julian Thomas, a empresa é a única que atua no transporte de cabotagem com escalas regulares e semanais no terminal cearense desde o início das atividades do complexo portuário. Entre as principais cargas movimentadas estão produtos alimentícios, metalmecânico, ração animal, motos, papel, aço, ferro e químicos.

O executivo revela alguns números para ilustrar a importância do terminal nordestino nos negócios. “No ano passado, movimentamos um total de 170 mil TEUs na cabotagem. Deste montante, cerca de 30 mil TEUs foram movimentados em Pecém”, diz. Vale lembrar que a empresa também participa do comércio exterior da região por meio do serviço feeder. Ao todo, de janeiro a outubro deste ano, foram embarcados no Porto de Pecém 10 mil TEUs de cargas feeder.

Investimentos

A Aliança Navegação e Logística investiu R$ 450 milhões na renovação de sua frota de cabotagem. Os quatro navios foram projetados para navegação e operação na costa e portos brasileiros. A companhia disponibiliza dois anéis na cabotagem. O Anel 1 atende os mercados desde o estado de Santa Catarina até o Amazonas. O Anel 2 desde a Argentina até o estado de Pernambuco. Os serviços, que resultam em mais de 90 escalas mensais, possuem frequência semanal e dia fixo de atracação nos portos.

Os comentários estão encerrados.

%d blogueiros gostam disto: