A ROSNEFT ENCONTRA O PRIMEIRO CAMPO PETROLÍFERO EM ÁGUAS PROFUNDAS DO ÁRTICO

Plenário do STF decide na quarta se Fachin continua relator da JBS
19/06/2017
Incertezas sobre reformas dificultam queda mais rápida dos juros estruturais, diz Ilan
19/06/2017

A ROSNEFT ENCONTRA O PRIMEIRO CAMPO PETROLÍFERO EM ÁGUAS PROFUNDAS DO ÁRTICO

FONTE PETRONOTÍCIAS – Matéria publicada em 19 de junho de 2017

A maior produtora de petróleo da Rússia, Rosneft encontrou seu primeiro campo petrolífero no Mar de Laptev, no leste do Ártico, fazendo um avanço na busca de hidrocarbonetos na região distante e  extremamente hostil ao ser humano.  

A Rosneft e seus parceiros planejam investir bilhões mais de 8 bilhões de dólares no desenvolvimento da indústria de energia offshore da Rússia nos próximos cinco anos, parte de um impulso para aumentar a produção de novas áreas.

A empresa buscou acordos com vários players globais do setor petróleo para desenvolver as regiões offshore russas. Mas um acordo para trabalhar no Mar de Kara, no oeste do Ártico,  com a empresa americana Exxon Mobil foi suspenso em 2014,  após a imposição de sanções ocidentais contra Moscou. Num comunicado oficial a empresa russa disse que “O resultado da perfuração no bloco de licença da Khatanga permite que Rosneft seja considerado o descobridor de campos de petróleo no leste do Ártico do Leste”.

A maior parte da produção de petróleo russa vem do oeste da Sibéria, onde os campos estão em esgotamento, levando os produtores a procurar novas regiões. As sanções ambientais complicam o processo, impedindo as empresas ocidentais de ajudar com os projetos offshore em águas profundas do ártico. Espera-se que a exploração desta área represente entre 20 e 30 por cento da produção russa, uma das maiores do mundo, até 2050. A Rosneft possui 28 blocos na área offshore do Ártico com recursos estimados combinados de 34 bilhões de toneladas equivalentes de petróleo. Existe apenas uma plataforma offshore no Ártico russo, Prirazlomnoye, operada pela Gazprom, que planeja produzir 2,6 milhões de toneladas (52 mil barris por dia) neste ano.

 

Compartilhe Isso:

Comentários

comments

Deixe uma resposta

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com