Tecnologia aponta falhas em motores a diesel

Presidente do Inea sobrevoa área do vazamento de óleo em Angra dos Reis
19/12/2011
Após vazamento de óleo em Angra, governo encontra mancha em praia
19/12/2011

Tecnologia aponta falhas em motores a diesel

Atualmente, o método utilizado pela maioria dos mecânicos no diagnóstico de falhas apresentadas pelos motores é técnico e empírico, baseado na utilização de procedimentos aleatórios. Isso ocorre porque, por mais capacitado que o profissional seja, a mente humana é incapaz de memorizar e manipular a quantidade de procedimentos previstos no manual do fabricante do motor.

Partindo dessa constatação, os bacharéis em Sistemas de Informação André Luiz Miranda e Dênis Araújo Pinto, recém-formados pelo Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa), criaram o ExpertDiesel, um sistema especialista para o auxílio no processo de diagnose de falhas de motores a diesel modelo KTTA38C do fabricante Cummins, os quais operam em escavadeiras de grande porte utilizadas na extração de minério a céu aberto, a exemplo de minas de ouro, bauxita e caulim.

Segundo André Luiz Miranda, dentre outros benefícios, o sistema representa a otimização do processo de manutenção desses motores, uma vez que, com o diagnóstico rápido e preciso proporcionado pelo sistema, e a portabilidade permitida pelo dispositivo móvel, o tempo de intervenção do mecânico culmina na redução do tempo da máquina parada.

Para criar o ExpertDiesel, trabalho de conclusão de curso orientado pela professora Polyana Nascimento, inicialmente, os bacharéis criaram um fluxograma que representasse o processo de diagnose de falhas em motores a diesel previsto no manual do fabricante. Em seguida foram construídos o mecanismo de raciocínio do sistema e a base de conhecimento. Por fim, após o desenho das telas, foram feitos testes baseados em simulações de cenários hipotéticos de diagnóstico de falhas.

André Luiz Miranda afirma que o funcionamento da ferramenta é simples. Ele conta que, inicialmente, o sistema solicita ao usuário que informe as falhas apresentadas pelo motor, para, então, iniciar o mecanismo de raciocínio, por meio do qual cada falha é associada aos seus respectivos sintomas, um a um, gerando como resposta a sugestão de uma possível solução. Ao final do processo, por opção do usuário, o sistema explica todas as etapas pelas quais o atendimento passou, de maneira a justificar todas as alternativas de procedimentos sugeridas para resolver as falhas apresentadas pelo motor e, com isso, acaba criando uma memória de todos os atendimentos executados, o que se torna algo estratégico para posteriores consultas, reduzindo, assim, o tempo necessário para diagnósticos que envolvam os mesmos conjuntos de falhas e situações posteriores.

(AscomCesupa)

 

Compartilhe Isso:

Comentários

comments

Deixe uma resposta

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com