Shell e Goldman Sachs recebem Prêmio da Vergonha do Greenpeace

Eike revê projeto de carvão na Colômbia
25/01/2013
ANP coloca em consulta pública pré-edital da 11ª Rodada de Licitação de Blocos Exploratórios
25/01/2013

Shell e Goldman Sachs recebem Prêmio da Vergonha do Greenpeace

FONTE: INFOMONEY
SÃO PAULO – O banco Goldman Sachs e a Shell foram escolhidos para receber o Prêmio da Vergonha de 2013, do Greenpeace. Os “vencedores” foram anunciados no Fórum Econômico Mundial, que ocorre entre os dias 23 e 27 de janeiro, e o prêmio deve ser entregue ainda nesta quinta-feira (24).
Todo ano, desde 2000, o prêmio é entregue às empresas que cometeram crimes sociais e ambientais, para lembrá-las que esse tipo de delito tem consequências. A Goldman Sachs foi escolhida pelo júri do Public Eye Awards por ser considerada peça-chave no impulso da globalização, da desigualdade e empobrecimento de classes da população.
Já a Shell foi escolhida pelo público, com mais de 41 mil votos onl-ine. A petroleira é acusada de estar constantemente envolvidas em projetos de produção controversas e arriscadas, além disso, a exploração do petróleo no mar Ártico gera a emissão de toneladas de CO2 na atmosfera e destruição do ambiente envolvido.
Ano passado
Em 2012, as empresas escolhidas foram a mineradora brasileira Vale e o banco inglês Barclays.
A vale informou em nota que o Public Eye People’s Awards é uma iniciativa das ONGs Declaração de Berna e Greenpeace Suíça que, ano passado, aceitaram a indicação da Vale, proposta por uma organização brasileira que habitualmente se posiciona de forma contrária a todos os projetos da empresa.  O regulamento do “prêmio” não permitia votar a favor de uma empresa, apenas contra.  Por isso, evitando dilema ético, a Vale optou não fazer qualquer tipo de campanha contrária ao prêmio.
Até o momento da publicação desta matéria, a Shell não se pronunciou sobre o assunto. Já a Goldman Sachs e a Barclays não foram encontradas.

Compartilhe Isso:

Comentários

comments

Os comentários estão encerrados.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com