Shell anuncia média mensal de 104 mil barris de petróleo/dia

Rússia construirá fábrica de munição para fuzis AK-47 em Cuba
01/12/2011
Caso Chevron: ecologista diz que estados deveriam se solidarizar com acidente ambiental
01/12/2011

Shell anuncia média mensal de 104 mil barris de petróleo/dia

A companhia, segundo ele, opera um campo no pré-sal (BNS 54). A descoberta de hidrocarbonetos foi aceita no ano passado e, atualmente, o campo está em fase de novas perfurações para verificar sua comercialidade.

Quanto ao acidente ocorrido no campo de Frades, na Bacia de Campos, operado pela petroleira americana Chevron, Araújo lamenta o ocorrido.

– Para nós qualquer vazamento, não importa o tamanho, é tratado de forma muito cuidadosa. Esse acidente é muito recente e temos que aguardar as investigações dos órgãos competentes. E como nós fazemos em todos os incidentes para dar exemplo. O acidente do Golfo do México. Isso traz um aprendizado muito grande para a indústria e nós absorvermos esse aprendizado e colocamos em nossas políticas.

A industria petrolífera, segundo ele, já opera em águas profundas há muito tempo. E ressaltou que a Shell já trabalha no pré-sal há mais de 40 anos em diversas regiões do mundo.

– A Petrobras é uma empresa que vem trabalhando há muito tempo e, com certeza, tem muita experiência em trabalhar em águas profundas. É óbvio que o desafio de cada perfuração se traduz em incertezas que são trabalhadas com muitos estudo na área de mitigação de riscos – disse, enfatizando que a industria do petróleo tem muita experiência para trabalhar no pré-sal: “o pré-sal não surgiu há três anos. Ele já existia há muito tempo”.

O presidente da Shell disse que a petroleira vai participar do leilão da Agência Nacional do Petróleo (ANP). A companhia, segundo ele, está aguardando “ansiosamente” os próximos leilões.

– A nossa decisão de participar dos leilões são dois vetores. Primeiro, é a quantidade que nossos geólogos estimam do campo. A Shell procura trabalhar com grandes projetos e a viabilidade econômica desse campo comparadas com outras alternativas que nós tivermos no momento do leilão O Brasil é hoje um país estratégico para o grupo Shell.

Quanto a investimentos, Araújo disse que a Shell firmou uma joint-venture com a Cosan no mercado de etanol. Essa é a primeira vez que a petroleira entrou na produçãode etanol.

– O etanol da cana-de-açúcar já está pronto, comercializável e disponível para criar uma mobilidade menor de CO2. Esse investimento público é de cerca de USS 1,6 bilhão. Além disso, o grupo aprovou uma expansão no Parque das Conchas que é um projeto multimilionário e que vai resultar num acréscimo de 30 mil a 40 mil barris de petróleo/dia em 2013.

Na área on shore, disse que a Shell opera cinco blocos na Bacia de São Francisco. Essa área, segundo ele, é estratégica para a companhia que visa a busca de gás natural não convencional.

– Estamos iniciando a císmica já nesse ano, com a expectativa de perfuração em 2012, no terceiro trimestre.

Compartilhe Isso:

Comentários

comments

Deixe uma resposta

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com