Petrobras e UFC inauguram Núcleo de Pesquisas e Lubrificantes

Vigaristas torram fundos de aposentados nos EUA
16/12/2011
Reforço de guerra nos jogos de Londres
16/12/2011

Petrobras e UFC inauguram Núcleo de Pesquisas e Lubrificantes

Os biolubrificantes produzidos com o óleo de mamona serão formulados para equipamentos agrícolas, fluidos hidráulicos, motores náuticos, dentre outros. Com isso, além de reduzir os impactos ambientais, a tendência é que sejam reduzidos ainda os custos relacionados à destinação adequada dos óleos lubrificantes usados. Também serão avaliadas rotas químicas para obtenção de biosolventes a partir da glicerina, capazes de agregar valor aos subprodutos gerados na produção de biodiesel e obter solventes orgânicos a partir de matéria-prima renovável.

O Núcleo vai trabalhar integrado às pesquisas de produtos e processos da Refinaria Lubrificantes e Derivados de Petróleo do Nordeste (Lubnor), da Petrobras, localizada no Ceará, uma das líderes nacionais em produção de asfalto e a única no país a produzir lubrificantes naftênicos (produto utilizado como isolante térmico para transformadores de alta voltagem, amortecedores para veículos e equipamentos pneumáticos). O núcleo também vai apoiar os trabalhos em andamento no Núcleo Experimental de Fortaleza (Nuef), que desenvolve projetos na área de bioprodutos e biolubrificantes a partir de biomassa.

Ícaro de Souza Moreira-O Núcleo de Pesquisas e Lubrificantes leva o nome do químico Ícaro de Souza Moreira, que foi reitor da UFC entre 2007 e 2008, ano de seu falecimento. Ícaro foi professor titular da UFC, coordenador do Curso de Química, coordenador do Programa de Pós-graduação em Química Inorgânica, vice-diretor do Centro de Ciências e vice-reitor. O reitor também era membro do Conselho Gestor do Fundo de Inovação Tecnológica do Estado do Ceará (Cogefit), representando as Instituições de Ensino Superior Públicas do Ceará, indicado pelo Conselho de Reitores das Universidades Cearenses (Cruc). O professor desenvolveu, entre várias linhas de pesquisa, trabalhos e rotas sintéticas para obtenção de biolubrificantes a partir do óleo de mamona, através de projetos de colaboração com o Departamento de Engenharia Química da UFC e com a Petrobras.

Redes Temáticas-O modelo das Redes Temáticas foi criado pela Petrobras em 2006, voltado para o relacionamento com as universidades e institutos de pesquisas brasileiros. Hoje já há 50 redes operando em parceria com mais de 100 universidades e instituições de pesquisas de todo o Brasil. Nas redes, as instituições desenvolvem pesquisas em temas estratégicos para o negócio da Petrobras e para a indústria brasileira de energia. A Petrobras vem investindo cerca de R$ 460 milhões anuais, em média, possibilitando às instituições conveniadas a implantação de infraestrutura, aquisição de modernos equipamentos, criação de laboratórios de padrão mundial de excelência, capacitação de pesquisadores/recursos humanos e desenvolvimento de projetos de Pesquisa & Desenvolvimento nas áreas de interesse, como petróleo e gás, biocombustíveis e preservação ambiental.

.[O Núcleo vai funcionar no Campus do Pici, Bl. 1010 – Av. Mister Hull, 2977 – Fortaleza/CE].

PORTAL FATOR BRASIL

Compartilhe Isso:

Comentários

comments

Deixe uma resposta

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com