Navios da Vale devem corroer poder de compra da China

Estaleiro Aliança entrega o CBO Atlântico no Rio de Janeiro
05/12/2011
Ministério Público do Trabalho investiga situação de funcionários da Chevron
05/12/2011

Navios da Vale devem corroer poder de compra da China

Nos últimos meses, a CSA tem feito um lobby junto ao governo, autoridades portuárias e agentes portuários para impedir a chegada dos chamados Valemax (referência ao supernavio) na China, a maior consumidora global de minério de ferro.

A China compra cerca de dois terços do minério de ferro transportado por via marítima, um mercado controlado pela Vale e suas concorrentes australianas Rio Tinto e BHP Billiton, e Zhang Shouguo, vice-presidente executivo da CSA, em Pequim, disse que os Valemaxes deixarão os compradores chineses nas mãos destes fornecedores.

“O controle da Vale do transporte significa crescente aumento do monopólio na entrega de minério de ferro para a China, o que coloca as siderúrgicas chinesas em uma posição mais passiva para barganhar preços”, disse Zhang à Reuters.

“Nós tentamos explicar a situação ao governo em Pequim e portos locais e esperamos que eles possam entender que a medida da Vale não vai apenas pesar sobre o setor super ofertado de navios, mas também o setor doméstico de siderurgia”, disse ele.

A Vale, a maior produtora de minério de ferro do mundo, planeja operar até 35 navios de 400 mil toneladas para reduzir expressivamente seus custos com frete e melhorar a competição com a Rio Tinto e a BHP.

O fragmentado setor de siderurgia da China tem produzido com fracas margens desde 2010, pressionado pelas três grandes mineradoras.

“O que preocupa as siderúrgicas é que elas não serão capazes de dividir os benefícios da queda nos custos de transporte, enquanto a Vale ganha mais poder para controlar a entrega de minério de ferro à China”, disse uma fonte da indústria em Xangai.

Em setembro, a Vale disse à Reuters que a companhia estava em conversação para vender ou alugar sua planejada frota de navios gigantes. A companhia informou que não quer ser uma grande operadora de frete ou fazer dinheiro com o volátil mercado de frete, disse um representante.

 

REUTERES

Compartilhe Isso:

Comentários

comments

Deixe uma resposta

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com