MINISTÉRIO DA TRANSPARÊNCIA ISENTA A NIPLAN DE ENVOLVIMENTO EM ATOS DE CORRUPÇÃO CONTRA A PETROBRÁS

PF lança nova fase da Lava Jato e tem como alvo construtora Queiroz Galvão
02/08/2016
MAERSK ESPERA RECUPERAÇÃO DAS IMPORTAÇÕES ATÉ FINAL DE 2016
02/08/2016

MINISTÉRIO DA TRANSPARÊNCIA ISENTA A NIPLAN DE ENVOLVIMENTO EM ATOS DE CORRUPÇÃO CONTRA A PETROBRÁS

FONTE PETRONOTÍCIAS

01 agosto de 2016

Há muitos motivos para a direção e os funcionários da Niplan, uma das mais importantes empresas de engenharia do país, comemorarem muito.

Depois de uma rigorosa apuração durante quinze meses, o  Ministério da Transparência chegou a conclusão de que a Niplan não está envolvida em nenhum contrato fraudulento  com a Petrobrás e nem pode ser acusada em qualquer inquérito ou processo que apura responsabilidades na Operação Lava Jato. O processo administrativo de responsabilização no âmbito da Operação Lava Jato foi arquivado por falta de provas pelo Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle (antiga Controladoria-Geral da União – CGU). A decisão, assinada pelo ministro Torquato Jardim, foi publicada na Portaria nº 1.299, do dia 15 de julho de 2016.

Em abril de 2015, a CGU instaurou processo administrativo contra a Niplan Engenharia, que faturou 500 milhões de reais em 2015. A suspeita contra ela recaía sobre a participação da empresa no consórcio Integradora URC, com as empresas Engevix e NM Engenharia. O consórcio foi designado para a execução de obras de modernização da Refinaria Presidente Bernardes, em Cubatão, em São Paulo (SP).  Após 15 meses de apurações, o Ministério da Transparência constatou que não existem elementos que comprovem o envolvimento da Niplan Engenharia no esquema de corrupção da estatal. Com o arquivamento do processo, ficam encerradas as investigações contra a empresa.

A Niplan, que tem sede em São Paulo, é uma das maiores empresas montadoras e está na lista das maiores construtoras pesadas do país. A Niplan Engenharia está entre as maiores da construção pesada do país. Fundada em 1990, opera com foco em construções, manutenções e montagens eletromecânicas para todos os segmentos industriais. Os contratos da empresa são majoritariamente privados.  A Petrobrás é o único cliente do setor público. Entre seus clientes estão Basf, Klabin, Fibria, ArcelorMittal, Vale, Anglo American, Nestlé, ThyssenKrupp, entre outros. A Niplan tem mais de 6 mil funcionários e considerada  por ser uma das empresas com os mais rígidos padrões de qualidade e segurança em seus processos,  certificada nas normas internacionais ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS18001.  Além dessas certificações, ainda há o programa de compliance, comunicação e responsabilidade socioambiental.

 

Compartilhe Isso:

Comentários

comments

Deixe uma resposta

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com