Mega navio da Vale vaza e passará por reparos, diz STX * Empresa encontrou um vazamento no casco do navio Vale Beijing

Diesel mais limpo estará em 900 postos do país a partir de janeiro Agência Brasil
06/12/2011
Chevron ainda não fechou poço na Bacia de Campos
07/12/2011

Mega navio da Vale vaza e passará por reparos, diz STX * Empresa encontrou um vazamento no casco do navio Vale Beijing

A STX encontrou o vazamento enquanto o Vale Beijing, que custou US$ 110 milhões, estava sendo carregado em um porto do Brasil, segundo a empresa sul-coreana. A STX está investigando as causas do vazamento e pretende fazer os reparos necessários, disse a companhia. O Vale Beijing está atracado no porto Ponta da Madeira, segundo dados compilados pela Bloomberg. A embarcação foi entregue há cerca de dois meses.

O Vale Beijing faz parte do plano da Vale de formar uma frota de 35 grandes navios, os maiores de carga seca já construídos, com o intuito de reduzir os riscos atrelados a flutuações de custo de frete para China, o maior comprador do minério de ferro. A STX Pan Ocean recebeu o navio de sua subsidiária, a STX Offshore & Shipbuilding Co., em 27 de setembro, e foi o primeiro de oito navios de mesmo tamanho que será operado dentro de um acordo de 25 anos da STX com a Vale, de US$ 5,8 bilhões.

Um representante da Vale, que pediu para não ser identificado devido a normas da empresa, negou-se a comentar sobre o navio. Mais cedo, o jornal O Globo, reportou a notícia em seu website.

Os planos da Vale de tentar controlar o transporte marítimo usando suas próprias embarcações está enfrentando oposição de proprietários de navios chineses, preocupados que o excesso de oferta de transporte leve à queda no preço dos fretes. Até o momento, os portos chineses ainda não receberam nenhuma das embarcações da Vale, que têm o dobro do tamanho dos chamados capesizes, que são responsáveis por cerca de 90 por cento do transporte marítimo de minério de ferro.

A mineradora está confiante que eventualmente conseguirá permissão para atracar na China, disse Tito Martins, diretor financeiro da Vale, em entrevista no dia 28 de novembro em Nova York.

Compartilhe Isso:

Comentários

comments

Deixe uma resposta

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com