Hamburg Süd completa 140 anos

Tecon moderniza terminal
06/12/2011
Comitiva canadense busca parceria na área de mobilidade urbana
06/12/2011

Hamburg Süd completa 140 anos

Inicialmente, a principal atividade da empresa era o transporte de imigrantes da Europa para o Brasil. Após um curto período de tempo desde a fundação, a companhia passou a atuar também com carga.

A posição no Brasil foi fortalecida, em 1998, quando o Grupo Oetker (dona da Hamburg Süd) adquiriu a Aliança Navegação e Logística, fundada, em 1950. Hoje, a Aliança se posiciona entre as principais empresas de transporte da América do Sul, especialmente na Cabotagem brasileira.

A potencialidade dos negócios na região tem crescido constantemente. Em 2006, a movimentação na Costa Leste da América do Sul foi de 1 milhão de TEUs. Em 2010, esse número totalizou 1,4 milhão de TEUs, um aumento de 40% em 4 anos, o que representa uma participação de quase 25% nos negócios totais do Grupo Hamburg Süd no mundo.

Segundo Julian Thomas, diretor-superintendente da Hamburg Süd, o compromisso da empresa com o Brasil está também envolto no desenvolvimento da infraestrutura logística. No início de 2011, foi inaugurado o Porto Itapoá, em Santa Catarina, um moderno complexo portuário de águas profundas, com um cais de 630 metros e com capacidade para movimentar 300 mil TEUs por ano, podendo ampliar para 500 mil TEUs nos próximos anos.

“A Aliança e a Hamburg Süd apoiaram este projeto em conjunto com outras companhias investidoras para contribuir com a melhora na infraestrutura logística brasileira”, ressalta.

Frota e Navios

A frota operada pelo Grupo Hamburg Süd é composta por 169 navios, 40 deles pertencentes à empresa, com 113 utilizados em serviços de linha e 56 na divisão de tramp (sem rota regular). O crescimento das cargas também impactou na aquisição de novos contêineres. Atualmente, a companhia conta com 396 mil unidades.

A Hamburg Süd vai continuar com sua estratégia de aumentar a parcela de navios e contêineres próprios nos próximos anos. Até 2012, todos os navios da classe “Santa”, com capacidade para 7.100 mil TEUs, e quatro navios menores, de 3.800 TEUs, deverão ser entregues. No total, isso equivale a um ganho de capacidade de 20% em relação à frota existente.

Além disso, para proteger o crescimento planejado para os próximos anos, a Hamburg Süd fez o pedido de seis navios de 9.600 TEUs em março de 2011, com a opção de quatro navios adicionais. Eles deverão ser entregues em 2013/2014 e integrados aos serviços da América do Sul.

“Os nossos investimentos demonstram a crença que temos no grande futuro do Brasil e na nossa constante expansão e otimização dos serviços”, finaliza o executivo.

Sobre a Hamburg Süd
Fundada em 1871, a Hamburg Süd é um dos maiores grupos operando no transporte marítimo e está presente nas Américas, Europa, África, Ásia e Oceania, seja diretamente ou através de empresas coligadas. A Hamburg Süd, adquirida pelo Grupo Oetker no fim da década de 40, também é um dos maiores especialistas no transporte de cargas congeladas e refrigeradas com tecnologias inovadoras.

Em 2010, a empresa movimentou 2,9 milhões de TEUs. O maior fluxo de mercadorias concentra-se nos trechos Brasil e Argentina para a Europa. Nesta rota, os produtos mais transportados são café, tabaco, autopeças, carne, frango e frutas. Na rota inversa aparecem os produtos químicos e autopeças.

Informações para a Imprensa:
DFREIRE Comunicação e Negócios
Tel.             (11) 5505-8922       – www.dfreire.com.br
Contato: Flávia Gavioli (flavia@dfreire.com.br)

Compartilhe Isso:

Comentários

comments

Deixe uma resposta

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com