Finalizado estudo socioambiental para obra portuária

Bilionário nigeriano planeja refinaria de US$ 9 bi
05/09/2013
Rússia envia três navios ao Mediterrâneo para monitorar situação na Síria
05/09/2013

Finalizado estudo socioambiental para obra portuária

FONTE: TECNOLOGISTICA ONLINE

Saco da fazenda, em Itajaí, foi o local escolhido para a reestruturação do canal de acesso e nova bacia de evolução do rio Itajaí-Açu no Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes

Entraram na fase final os estudos de impacto socioambiental da obra de reestruturação do canal de acesso e nova bacia de evolução do rio Itajaí-Açu no Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes, em Santa Cataria. Após as simulações realizadas pela empresa holandesa Arcadis, a área em frente ao bairro Saco da Fazenda, em Itajaí, foi apontada como a melhor opção.

O projeto, orçado em R$ 300 milhões, prevê que a bacia tenha um diâmetro de 530 metros, 130 m maior que a atual, o que permitirá a entrada de navios de até 366 m. Trata-se de uma obra importante para a região de influência do complexo portuário, uma vez que o mercado internacional de navegação está empregando embarcações cada vez maiores.

Os trabalhos não param. Após a conclusão dos estudos de impacto socioambiental, a empresa Consiliu iniciou, na última semana de agosto, nas proximidades do Saco da Fazenda, uma análise socioeconômica, que é parte do Estudo de Impacto Ambiental (EIA), documento fundamental para a obtenção da licença ambiental. Quando concluído, o EIA será avaliado pela Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (Fatma), que tem a autoridade para conceder o licenciamento para que a obra possa ser iniciada.

O superintende do Porto de Itajaí, Antonio Ayres, considera que o local escolhido foi a melhor opção, pois representa o menor impacto social e ambiental. Os estudos socioeconômicos e ambientais devem ser finalizados no início de outubro, que é quando o complexo portuário pretende protocolar o EIA e o Relatório de Impacto no Meio Ambiente (RIMA) no órgão ambiental.

Compartilhe Isso:

Comentários

comments

Os comentários estão encerrados.

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com