Estaleiro de São José do Norte tem encomendas antes de existir

O gás do xisto: uma nova realidade energética
01/02/2013
Percepções por vezes enganosas
01/02/2013

Estaleiro de São José do Norte tem encomendas antes de existir

FONTE: JORNAL DO COMERCIO

EBR venceu concorrência para a integração de duas plataformas de petróleo da Petrobras e só aguarda o contrato

Apesar dos temores da presidente da Petrobras, Graça Foster, com atrasos na entrega de sondas e plataformas para o pré-sal, o Brasil está prestes a ganhar mais um “estaleiro virtual” – como são chamados os canteiros que recebem encomendas, mas ainda não existem. Seria o nono a entrar em construção no País, numa corrida contra o tempo para entregar à Petrobras, sem atrasos, equipamentos que antes eram importados. A empresa Estaleiros do Brasil (EBR) apresentou o menor preço (US$ 1,374 bilhão) em concorrência para integração de duas plataformas da Petrobras (P-74 e P-76) e aguarda assinatura da companhia nas próximas semanas.

MARCO QUINTANA/JC

 358.3

A cidade situada no Sul do País dispõe de uma área de 1,4 milhão de m2 para a EBR

Se o contrato for fechado, a pequena cidade gaúcha de São José do Norte, produtora de cebolas e terra de pescadores, receberá um dos maiores estaleiros do País. A EBR precisará erguer o estaleiro a jato. Teria nove meses para reassentar famílias, abrir estrada de acesso e começar a construir os módulos na região à beira de um canal. As duas plataformas serão usadas pela Petrobras na área da cessão onerosa e não podem atrasar, sob risco de comprometer as metas de produção da empresa. Juntas, produzirão até 300 mil barris por dia, equivalente a 15% da atual produção nacional.

A EBR apresentou preço cerca de 40% abaixo da média dos concorrentes, que alegam só ser possível fazer barato com atraso. “Fazer rápido não sai barato. Cada dia de atraso na produção de uma plataforma dessas seria uma perda enorme”, diz o presidente de uma das empresas concorrentes que prefere não se identificar. Interessado na próxima concorrência de plataformas que deve ser aberta neste trimestre, o presidente do Estaleiro Enseada do Paraguaçu (EEP), Fernando Barbosa, disse que não teria condições de ofertar o mesmo preço. “Se fosse o EEP, não iríamos acompanhar preços baixos simplesmente porque alguém fez preço baixo. Vamos botar o preço que for o nosso preço, que atenda o nosso orçamento, não o de terceiros”, disse.

Os “estaleiros virtuais” fazem parte dos esforços do governo de retomar a indústria naval brasileira, através de contratos bilionários de embarcações para a Petrobras. Antes, boa parte das encomendas era importada de países asiáticos. Há oito “estaleiros virtuais” em construção no País (EEP, Jurong Aracruz, CMO, OSX/UCN, Oceana, STX Promar, Rio Tietê e Wilson Sons). O EBR – uma associação da brasileira Setal Óleo e Gás (SOG) e da japonesa Toyo Engineering Corporation – seria um dos maiores.

São José do Norte é uma cidade de 25.503 habitantes, numa área de península no Sul do País, a 360 quilomêtros de Porto Alegre. O principal atrativo da cidade é um canal de calado natural de 18 pés. A EBR e o governo local têm esperanças de iniciar as obras tão logo o contrato com a Petrobras seja assinado. Serão deslocadas 48 famílias que moram na região, incluindo pescadores, e haverá a construção de uma estrada de 9 quilômetros ligando a BR-101 à entrada do estaleiro. Hoje, não há acesso para veículos pesados.

O vice-prefeito da cidade, Francisco Xavier, diz que a administração corre contra o tempo para resolver duas pendências: o reassentamento das famílias e a construção de um acesso temporário à área do estaleiro. Posteriormente, será construída uma estrada permanente, com recursos federais. “Estamos tomando todas as providências para viabilizar os investimentos. Esperamos que as obras comecem em fevereiro”, disse. A área de 1,4 milhão de m2 é três vezes maior do que a do estaleiro Rio Grande, polo naval já consolidado em cidade vizinha, onde são feitas plataformas para a Petrobras há anos.

 

Compartilhe Isso:

Comentários

comments

Os comentários estão encerrados.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com