Estaleiro Aliança entrega navio CBO Atlântico nesta quinta-feira

PF investiga Chevron, após denúncia de uso de areia para conter vazamento Petroleira diz usar métodos aprovados pelo governo para conter vazamento
03/11/2011

Estaleiro Aliança entrega navio CBO Atlântico nesta quinta-feira

 

Com 76,3 metros de comprimento e 3.200 toneladas de porte bruto, a embarcação tem boca de 16 metros e calado máximo de 6,3 metros. O financiamento é do Fundo da Marinha Mercante, através do BNDES. A madrinha do navio será Ana Carla Abreu, esposa do presidente da Cedae, Wagner Victer, que foi secretário estadual de Energia, Indústria Naval e Petróleo de 1999 a 2007.

Inovação tecnológica – Além deste PSV, a CBO também está construindo no estaleiro Aliança outros cinco navios de apoio marítimo. As embarcações incorporam inovações tecnológicas a partir do formato do casco X-Bow, projetado pela norueguesa Ulstein. Segundo a CBO, o formato da proa propicia melhor comportamento em mar agitado, melhorando o desempenho no apoio marítimo a plataformas de petróleo em campos distantes da costa.

A companhia destaca também que a série de embarcações tem sistema híbrido de transporte de carga, que permite o transporte de drill cuttings, material retirado durante operações de perfuração no solo submarino. Os navios também serão dotados de sistema de propulsão diesel-elétrico, proporcionando maior flexibilidade no uso do conjunto de motores, principalmente nas aplicações que exigem muitas manobras. Segundo a CBO, as embarcações também contarão com sistemas de comunicação de dados e de voz via satélite e sistemas de posicionamento dinâmico com redundância, o que possibilita maior segurança das operações.  (Da Redação)


Compartilhe Isso:

Comentários

comments

Deixe uma resposta

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com