Diretoria da Adece vai conhecer estaleiro na Rússia

Notáveis do Japão propõem no BNDES inovações para o pré-sal e muito mais, alheios ao curto prazo
22/08/2013
Porto de Vitória assina contrato para a construção do berço de Atalaia
22/08/2013

Diretoria da Adece vai conhecer estaleiro na Rússia

FONTE: PORTAL NAVAL

A diretoria da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado do Ceará (Adece) já possui visita agendada para setembro aos investidores russos interessados em construir um estaleiro em Camocim. O órgão, que já mantém conversações com o ex-automobilista Nelson Piquet para a construção de uma outra indústria de construção de navios no mesmo município, já está, agora, em busca de um sócio para mais uma planta do tipo também na localidade. Se todas as negociações se concretizarem, o estado terá, então, formado o seu polo naval.

Conforme divulgado com exclusividade pelo ‘Diário do Nordeste’ no mês passado, a empresa JSC Shipbulding & Shiprepair Technology Center (SSTC), com sede em São Petesburgo, pretende construir um estaleiro de grande porte em Camocim, em um investimento que, segundo adiantam alguns dos envolvidos nas tratativas, chegaria a R$ 300 milhões. Consultores do grupo no estado, juntamente com o deputado estadual Sérgio Aguiar, envolvido nas conversações com a empresa, já se reuniram com o presidente da Transpetro, Sérgio Machado, em um encontro no qual foi definido que a empresa elaboraria um plano de investimentos para ser analisado pela estatal, que é quem lança as licitações para construção de novos navios no país.

“Esse estaleiro não constava na listagem dos maiores em nível mundial. O que ocorre é que esse é um estaleiro grande, porém não especializado em construção naval, mas em reparo naval. E é uma coisa que tem um foco muito importante no Brasil, sobretudo pra reparo naval pra adaptação de embarcações para a Petrobras”, afirmou o presidente da Adece, Roberto Smith, adiantando que um de seus diretores já está com passagem comprada para a visita à empresa na Rússia.

Smith diz que o encontro será para fazer o que, segundo ele, “seria aquilo que antecede a um Protocolo de Intenções”. “Ele vai expor todo o processo de incentivos fiscais e o apoio que o Governo do Estado normalmente dá e, é claro, que aí nós acertaríamos uma vinda da missão pra cá, pra ter uma conversa com o governador e estabelecer, aí sim, um protocolo de intenções”, esclareceu. Também deverão visitar a empresa o deputado Sérgio Aguiar, que é de Camocim, e representante da empresa cearense de consultoria Pentagonal, que captou o contato com os investidores russos.

Sócio para estaleiro

O presidente da Adece adiantou ainda que a agência está em busca de um sócio para um pequeno estaleiro também no Camocim, já estabelecido no município e pertencente a empresários cearenses. “Ele já está andando com próprias pernas, mas estamos em busca de um parceiro, e a Adece também está apoiando. É um estaleiro para reparo e construção de barcos”, diz.

Já em relação ao estaleiro que o ex-automobilista Nelson Piquet pretende construir no município, conforme o governador Cid Gomes informou com exclusividade ao ‘Diário do Nordeste’ na semana passada, Smith informou apenas que o investidor demonstrou o interesse, mas ainda não adiantou muitos detalhes. De acordo com o governador, Piquet planeja construir uma indústria de fabricação de iates.

Aço Cearense

O presidente da Adece acrescentou ainda que o governo estadual está finalizando tratativas legais para a venda de um terreno de aproximadamente 150 hectares localizado no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp) à Aço Cearense. A empresa pretende construir no local uma laminadora com capacidade de produção de uma tonelada de aço laminado por ano.

Smith não confirmou, contudo, se a empresa a ser sócia do grupo cearense no empreendimento já está definida.

Compartilhe Isso:

Comentários

comments

Os comentários estão encerrados.

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com