Debate sobre vazamento de óleo não deve ser emocional, diz IBP

PF investiga Chevron, após denúncia de uso de areia para conter vazamento Petroleira diz usar métodos aprovados pelo governo para conter vazamento
03/11/2011

Debate sobre vazamento de óleo não deve ser emocional, diz IBP

 

“A indústria trabalha com riscos e trabalha para minimizar esses riscos. Temos que ter serenidade para ter um aprendizado com o acidente, e tirar o emocional da discussão. Tem sido dito muita bobagem na imprensa”, disse De Luca durante a abertura de um evento promovido pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (Ibef).

Segundo ele, o acidente no campo de Frade se transformou num debate nacional emocional que pode prejudicar o futuro da indústria de petróleo no país.

“A própria Chevron já reconheceu os seus erros, mas há uma discussão emocional, com gente dizendo que vai suspender a Chevron e a Transocean”, disse De Luca.

“Tem que baixar a bola, acabar com a discussão emocional e deixar que os caminhos legais resolvam. Tem que ter serenidade e acabar com essa discussão pra ver quem multa mais. Daqui a pouco, vamos inviabilizar o pré-sal com essa história de falar em proibir e suspender”, acrescentou ele.

De Luca destacou que a Chevron é uma das maiores petroleiras do mundo e a Transocean uma das principais operadoras de sondas no Brasil.

DÉCIMA PRIMEIRA RODADA

O chefe de gabinete da Diretoria Geral da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), Luiz Eduardo Dutra, cobrou na abertura do evento a retomada das licitações de blocos para produção e exploração de petróleo e gás no país.

As rodadas estão suspensas desde a descoberta do pré-sal, para que fosse montado o novo modelo de exploração do país.

Segundo ele, falta um posicionamento do Palácio do Planalto, uma vez que o CNPE (Conselho Nacional de Política Energética) já aprovou a retomada das rodadas e a ANP está pronta para o reinício.

“É hora de retomar as licitações. Hoje é fundamental que realizemos. Esperamos um ordenamento superior. É fundamental para as companhias e fornecedoras que elas aconteçam”, disse Dutra.

(Reportagem de Rodrigo Viga Gaier)

© Thomson Reuters 2011 All rights reserved.

 

Compartilhe Isso:

Comentários

comments

Deixe uma resposta

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com