Crise econômica derruba governo da Islândia

Petrobras anuncia investimento de US$ 111 bilhões no pré-sal
12/12/2011
Aon cresce 40% no setor de Óleo e Gás em função de fusões e aquisições do setor
12/12/2011

Crise econômica derruba governo da Islândia

O primeiro-ministro da Islândia, Geir Haarde, no posto desde 2006, decidiu afastar-se três dias após antecipar para maio as eleições antes programadas para 2011. Em meio ao tratamento contra um câncer, Haarde afirmou que não pretende mais liderar o seu Partido da Independência durante as campanhas. Com uma expectativa de contração de 10% em sua economia neste ano, a Islândia foi um dos países mais afetados pela crise mundial, que pôs fim a dez anos de prosperidade econômica em questão de dias.

O país foi atingido em cheio em outubro, quando seus bancos entraram em colapso com as dívidas acumuladas durante os anos de expansão _o débito era nove vezes maior que o PIB do país. O governo acabou por nacionalizar instituições e teve de pedir um empréstimo de US$ 10 bilhões ao FMI (Fundo Monetário Internacional).

Já o câmbio islandês passou por rápida desvalorização (no auge da crise, a coroa islandesa perdeu 25% do valor num só dia), aumentando o endividamento de parte da população, que tomou empréstimos em moedas estrangeira.

 

REUTERS

Compartilhe Isso:

Comentários

comments

Deixe uma resposta

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com