Atividades são detectadas em plataforma da Coreia do Norte

Petroleiros fazem greve de 24h por PLR maior
28/01/2013
Iraque diz que Exxon deve escolher entre o sul do país e Curdistão
28/01/2013

Atividades são detectadas em plataforma da Coreia do Norte

FONTE: GLOBO.COM

Da France Presse

Novas imagens de satélite mostram uma atividade em andamento na plataforma utilizada pela Coreia do Norte para seus testes nucleares, segundo um instituto americano de estudos sobre o país, que anunciou na semana passada sua intenção de realizar um teste nuclear.

As imagens, que datam de 23 de janeiro, levam a pensar que ali pode ser realizado um teste nuclear “em duas semanas ou talvez menos”, uma vez dada a ordem, indica o Instituto Americano-Coreano da Universidade John Hopkins em seu site 38 North.

“As operações de limpeza após uma nevasca e as imagens de trilhos na neve mostram uma atividade neste momento nas edificações e estradas perto do túnel utilizado provavelmente para os testes”, segundo o site.

Pyongyang anunciou na quinta-feira (24) sua intenção de realizar em uma data indeterminada um novo teste nuclear como gesto de desafio aos Estados Unidos, seu “inimigo jurado”, e em resposta às sanções ampliadas da ONU votadas pouco antes.

As sanções foram votadas pelo Conselho de Segurança da ONU como represália pelo lançamento, no dia 12 de dezembro, de um foguete norte-coreano que Washington considerou um míssil balístico.

Pequim, único aliado de peso da Coreia do Norte, fez uma advertência incomum na sexta-feira (25) ao seu imprevisível vizinho.

Um novo teste nuclear seria o terceiro por parte da Coreia do Norte, após os realizados em 2006 e 2009, que respondiam já então a sanções da ONU após o lançamento de foguetes.

 

 

 

Compartilhe Isso:

Comentários

comments

Os comentários estão encerrados.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com