Ataque reduz produção do maior poço petrolífero do Iraque

Diminui participação do governo federal nos gastos em educação Agência Brasil
14/12/2011
Primeiro-ministro da França negocia acordos no Brasil
14/12/2011

Ataque reduz produção do maior poço petrolífero do Iraque

O gerente-geral da Organização Operacional de Rumaila, Salah Mohammad, disse à Reuters que a produção no local caiu de cerca de 1,4 milhão para 700 mil barris diários desde terça-feira, por causa da sabotagem no oleoduto.

“Suspendemos a produção em Rumaila Sul por causa da explosão. Ela está suspensa até agora, desde terça-feira. A rede de oleodutos (danificada) era a principal”, disse Mohammad.

Rumaila, principal campo petrolífero do Iraque, tem reservas estimadas em cerca de 17 bilhões de barris, exploradas pela britânica BP e pela chinesa CNPC. O Iraque inteiro produz 2,95 milhões de barris por dia.

Três bombas danificaram a rede de dutos que transportam o petróleo dos campos do sul do país para os tanques de armazenamento na região de Basra. Um incêndio decorrente do ataque durou a noite toda. O fogo foi debelado na manhã desta quarta-feira, segundo as autoridades, mas uma fonte policial informou posteriormente que o vento reacendeu as chamas.

O Ministério do Petróleo disse que as exportações em Basra, no extremo sul do Iraque, não foram afetadas. “Temos estoques suficientes até repararmos esses dutos. Vamos transferir as operações de bombeamento de petróleo para outra rede de dutos até que os reparos sejam feitos”, disse o porta-voz Asim Jihad.

Segundo ele, o conserto não levará mais do que uma semana.

Nesta quarta-feira, o fluxo das exportações por Basra estava normal, em torno de 1,68 milhão de barris por dia, segundo uma fonte do setor naval. Uma autoridade petrolífera disse que os estoques no porto são suficientes para três dias de embarques.

O duto sabotado levava petróleo para a unidade de armazenamento Zubair 1, perto de Basra. No começo de junho, militantes explodiram um tanque em Zubair 1, apesar da rígida segurança.

Compartilhe Isso:

Comentários

comments

Deixe uma resposta

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com