Ártico acelera transporte marítimo da Ásia à Europa

Projeto desenvolverá produtos e protótipos para setor de petróleo
24/08/2013
Edital do pré-sal atrasa e não vai incluir pedido da indústria
24/08/2013

Ártico acelera transporte marítimo da Ásia à Europa

FONTE: REVISTACAFEICULTURA.COM.BR

Por Costas Paris | The Wall Street Journal

O Yong Sheng é um navio chinês comum que está prestes a fazer história. Ele é o primeiro porta-contêineres a navegar da China à Europa pelo Ártico em vez de pela rota usual ao sul (através do Canal de Suez), reduzindo em duas semanas o tempo regular da viagem.

O Yong Sheng, que pesa 19.000 toneladas e é operado pela estatal chinesa Cosco Group, deixou o porto de Dalian no dia 8 de agosto e deve chegar a Roterdã, na Holanda, via o Estreito de Bering, em 11 de setembro. O tempo de viagem é de 35 dias, sendo que pelo Canal de Suez e pelo Mar Mediterrâneo leva-se normalmente 48 dias.

A viagem do Yong Sheng ocorre num momento em que o volume do transporte marítimo pela Rota do Mar do Norte (ou NSR, na sigla em inglês) está crescendo rapidamente diante de temperaturas mais altas no Ártico, que têm mantido a passagem relativamente livre de gelo por mais tempo do que nas últimas décadas.

As petrolíferas do Japão e Coreia do Sul, por exemplo, estão usando a nova rota para transportar produtos de petróleo a um custo mais baixo.

O gelo do Ártico cobriu 2,2 milhões de quilômetros no ano passado, 53% a menos que os 4,7 milhões de quilômetros quadrados de 1979, segundo o Centro Nacional de Dados sobre Neve e Gelo dos EUA.

O ritmo da mudança tem surpreendido a comunidade científica, disse Mark Serreze, diretor do centro.

“Está aquecendo muito rapidamente no Ártico e eu não ficaria surpreso se nós tivermos verões sem gelo nos próximos 20 anos. É por isso que as companhias de navegação estão tão animadas”, disse ele.

A rota entre a Ásia e a Europa responde por cerca de 15% do comércio marítimo total.

Compartilhe Isso:

Comentários

comments

Os comentários estão encerrados.

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com